Inscreva-se e receba o e-book

"Vínculo em aulas de dança"

Dança de louvor, ministérios de dança e religião: espaços formativos e promoção de saúde

Maria Cristina Lopes. Sou formada pela PUC-Rio e mestranda pela Universidade de Coimbra. Trabalho com a dança desde 2013 e desenvolvi o 1º curso de psicologia da dança do Brasil em 2016. Sou defensora da área de psicologia da dança, atendo bailarinos, ofereço consultoria para escolas e companhias e capacito professores e psicólogos nesta área promissora.
Contatos: mariacristinalopes@gmail.com | 21 99305 3432 

Há, por exemplo, muitas práticas religiosas que utilizam a dança como ferramenta para culto no judaísmo (Malanga, 2011; Tertuliano, 2017). No Brasil o que talvez esteja em mais evidência é o Ministério de Dança cristão em que pessoas de diversas faixas-etárias podem participar com propósito de adoração à Deus, ensino do evangelho ou outros propósitos. Tertúlio (2017) resume a dança para cada objetivo dentro da perspectiva cristã:

“Dança de jubilo: Transmite alegria e gratidão e celebra os feitos de Deus; são danças alegres, com saltos, palmas e gritos./ Dança de guerra: Realizada contra as forças consideradas malignas; é composta de marchas e movimentos que expressam autoridade, essa conquistada em Cristo./ Dança profética: Fundamentada nos profetas do Antigo 29 Testamento bíblico, consistem em, por meio da linguagem do movimento, o ministro profetizar trazendo uma palavra da parte de Deus para a congregação ou ao momento em questão./ Dança de interseção: Em que o dançarino é levado a interceder e a se colocar no lugar das pessoas que sofrem e em favor delas/ Dança evangelística: Possuem por objetivo proclamar o evangelho das boas novas e a salvação em Jesus Cristo anunciada na Bíblia Sagrada, podendo se realizada nos ambientes de culto ou naqueles considerados para essas pessoas como secular/ Dança de ensino: Ilustram sermões e buscam auxiliar no ensino da doutrina cristã/ Dança de adoração: Possui como objetivo exclusivo o Sagrado em que os dançarinos de forma individual procuram expressar, por meio de seus movimentos, sua devoção, amor e adoração a Deus, proclamando sua soberania.” (Tertúlio, 2017, pp.28-29)

CONTEÚDO VIP

bailarinas dançando com tutu branco

A dança pela perspectiva da psicologia evolucionista apresenta o papel de sinalizar aliança. Isso é importante para a evolução pois a cooperação aumenta as chances de sobrevivência. Portanto, sinas que demonstrem a aliança são importantes através deste panorama. Porém, por uma perspectiva cultural e histórica a dança possui outras funções específicas.

A dança foi utilizada para rituais, festividades e com funções religiosas. Esta última função foi e ainda é muito usada. Muito longe de estudarmos a dança na religião apenas por esta perspectiva histórica precisamos compreender o que significa dançar em contexto religioso hoje. Afinal, quais são os efeitos da prática de dança religiosa?

Os jovens que participam do Ministério de dança parecem iniciar suas atividades de dança na igreja por motivação religiosa e não artística ou de formação de vinculo (de Jesus Carneiro & Marques). Porém, os ganhos neste sentido são abrangentes para além da religião. Neste sentido professores de dança de louvor afirmam que a dança cria uma comunidade de pessoas envolta da prática religiosa (Chung, Wong, Chen & Chung, 2016).

Sobre os benefícios da dança religiosa um estudo com sujeitos de Feira de Santana inseridos em ministério de dança (de Jesus Carneiro, Marques & Faria) revelou que a igreja constitui um espaço formativo e de lazer destes jovens. Desta forma, a igreja é um espaço para estar em grupo e entre amigos e também por motivos religiosos.

“além de propiciar o conhecimento religioso, as igrejas constituem-se espaços formativos e culturais de socialização destes sujeitos, uma vez que lhes possibilita a participação em grupos de dança, música, teatro, e ensino, além de ser mais um espaço de socialização para os jovens que dela participam.” (de Jesus Carneiro & Marques, p. 308).

Há indícios de que a espiritualidade está relacionada a prevenção e promoção de saúde integral (Guimarães & Avezum, 2007). Especificamente sobre os benefícios da dança religiosa Chung, Wong, Chen e Chung (2016) buscaram compreender os efeitos da dança de louvor em 256 mulheres chinesas (³ 45 anos) na qualidade de vida. Estas mulheres foram inseridas em um programa de 12 semanas com 36 sessões de dança de louvor e então foi utilizado o WHOQOL-BREF (HQ).

Como resultado alguns domínios do questionário para avaliar a qualidade de vida tiveram um aumento significativo como o domínio psicológico. Estes efeitos foram maiores em mulheres cristãs que em mulheres não-cristãs. Como conclusão os autores afirmam que a dança de louvor melhora o bem-estar psicológico em mulheres. 

Realmente podemos perceber que a dança em contexto religioso pode trazer muitos benefícios sociais e psicológicos para além dos benefícios religiosos. Ao invés de utilizar apenas uma perspectiva histórica, a psicologia da dança também auxilia na compreensão da dança religiosa hoje.  

REFERÊNCIAS:

Chung, J. W. Y., Wong, B. Y. M., Chen, J. H., & Chung, M. W. L. (2016). Effects of Praise Dance on the Quality of Life of Chinese Women. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 22(12), 1013-1019.

de Jesus Carneiro, I., Marques, E. F. L., & Faria, I. A religiosidade evangélica entre jovens de um ministério de dança: espaços formativos e tensões pedagógicas com a escola.

Guimarães, H. P., & Avezum, A. (2007). O impacto da espiritualidade na saúde física. Rev Psiquiatr Clín, 34 (Supl 1), 88-94.

Malanga, E. B. (2011) Dança, Ritual e Comunicação Corporal na Prática Contemporânea do Judaísmo e do Cristianismo Dance, Rituals and Body Commnication in the Contemporary Practise of Judaism and Cristianity.

Tertuliano, A. F. (2017). Panorama da dança litúrgica em grupos da cidade de Parnamirim: contribuições da educação física para o seu desenvolvimento (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).


COMO FAZER REFERÊNCIA A ESTE ARTIGO:


Lopes, M. C. (2018, outubro 8) Dança de louvor, ministérios de dança e religião: espaços formativos e promoção de saúde [Blog]. Recuperado de: 
http://www.mariacristinalopes.com/dan-a-de-louvor--minist-rios-de-dan-a-e-religi-o--espa-os-formativos-e-promo--o-de-sa-de.html

maria cristina lopes psicóloga da dança