Todos nós temos pensamentos disfuncionais. Obviamente quanto mais nos conhecemos mais conseguimos combater estes pensamentos disfuncionais e mais saudáveis emocionalmente ficamos. De modo geral, na ciência da psicologia fomos percebendo alguns pensamentos mais disfuncionais ao longo do tempo. Pode haver outros. Vamos falar hoje sobre o pensamento : minimização e maximização.

O que acontece é que basicamente minimizamos nossas conquistas e esforços e maximizamos nossos erros. Não temos uma visão realista dos fatos e isso acaba resultando em algumas coisas prejudiciais, como: desmotivação, emoções negativas, desistência da dieta e exercícios.


“Eu perdi gordura, mas isso é normal, não é nada!”

“Eu estou me alimentando bem, mas isso qualquer um faz!”

“Vou a academia, mas é só por que eu preciso, isso não vale de nada!”

“Só emagreci duzentos gramas essa semana! Isso é terrível!”


Uma forma de lidar com este tipo de pensamento disfuncional é criar metas de curto prazo e objetivos simples. Assim, você não se regula por metas de longo prazo, mas mantém o mesmo foco, conseguindo ver resultados.

O pensamento nº 1 que pode acabar com a sua dieta

Maria Cristina Lopes. Psicóloga do emagrecimento. Ajuda pessoas a utilizar suas próprias capacidades para aumentar seu bem estar, se desenvolver, atingir objetivos e ter mais qualidade de vida! ​Alcança mais de 30 mil pessoas nas redes sociais com conteúdos e postagens motivadoras.