É simples! Vou contar uma história para vocês. Quando eu estava no segundo grau eu morava a uma hora da escola onde estudava e eu precisava acordar as cinco da manhã! Quando começava o período letivo eu ficava uma semana dormindo à tarde inteira. Eu tinha muita dificuldade em acordar tão cedo. Mas conforme o tempo passava eu me acostumava. No final do ano eu acordava antes do despertador! Hoje eu não preciso acordar tão cedo e se eu precisasse acordar mais cedo hoje eu provavelmente teria muita dificuldade.

Nossos pensamentos moldam o nosso comportamento e o contrário também pode ser verdadeiro. Ou seja, quanto mais eu me comporto de determinada maneira mais eu tenho pensamentos de acordo com este comportamento. Claro que neste exemplo tem outras variáveis biológicas: o meu corpo se acostumou com o novo horário. Mas meu pensamento também se moldou à situação de forma que no fim eu pensava “Eu preciso acordar. Estou cansada, mas se eu me atrasar não vou ter tempo de me arrumar”.

Você sabia que uma mudança de comportamento pode ser a chave do seu sucesso para perder peso? isso é óbvio já que aderência a programas nutricionais e de exercícios significam mudanças de comportamento e rotina. Mas talvez o que você não sabe é que quanto mais nos comportamos de forma diferente mais fácil fica.

Eu sei que ter uma alimentação mais saudável e fazer exercícios é difícil. Nós precisamos de estímulo e motivação sempre. E nada melhor que ver resultados para nos motivar. Mas obviamente não podemos perder de vista nosso objetivo, pois para ver um resultado é preciso esforço, dedicação e... tempo!

Isso se aplica também a hábitos na perda de peso. Se você começar esta semana a se alimentar de forma mais balanceada e a fazer um exercício físico você sentirá maior dificuldade nas primeiras semanas ou meses. Mas pense: “se eu continuar por um ano ficará mais difícil?”. O mais provável é que fique cada vez mais fácil. Isso não significa dizer que você não terá recaídas, mas quando você se sentir desmotivado simplesmente pensará em todos os motivos que fizeram você começar a jornada e onde você quer chegar que ficará mais fácil.

Meu recado é simples: quando estiver difícil continue e lembre-se que se você não desistir seu objetivo estará mais perto. Motive-se todos os dias e não esqueça: é possível!

Maria Cristina Lopes. Psicóloga do emagrecimento. Ajuda pessoas a utilizar suas próprias capacidades para aumentar seu bem estar, se desenvolver, atingir objetivos e ter mais qualidade de vida! ​Alcança mais de 30 mil pessoas nas redes sociais com conteúdos e postagens motivadoras. 

O poder do hábito para a perda de peso