Você já reparou em quantas vezes comeu por que estava sentindo alguma emoção ruim? Pois é. Deixe-me te contar sobre algumas situações pelas quais eu mesma já passei:

Durante alguns anos na faculdade fiz diversos estágios ao mesmo tempo junto com um trabalho voluntário em locais muito distantes. Acho que não preciso dizer o quanto chegava em casa cansada tarde de noite. Eu não tinha tempo de fazer muita coisa durante a minha semana e sempre que abria a porta de casa dizia a mim mesma em pensamento “eu mereço alguma comida bem gostosa”. E começava minha caça na despensa.

Vejam como o sacrifício diário estava ligado a minha alimentação! Eu comia para ter alguma coisa boa naquele dia que reprimisse o dia cansativo da minha mente.


CONTINUE LENDO PARA SABER:

- Como a vontade de comer pode ser falta de prazer na vida

- Como buscar novas estratégias para evitar a vontade de comer


Em outra época de vida a situação era oposta: eu conseguia ter tempo para ficar em casa grande parte da minha semana. Geralmente preenchia meu tempo fazendo trabalhos, revisando anotações e deixava o restante do dia para atividades de lazer, como ler e assistir à televisão. Porém, nem sempre o livro é bom e nem sempre a televisão te agrada. É fácil sentir-se entediado quando se está só com poucas atividades. E eu sentia uma necessidade de ter alguma coisa prazerosa no meu dia. E qual a minha reação neste momento? Comer!!

Meu comportamento de reprimir um dia ruim passou a procurar alguma coisa positiva para um dia repleto de mesmice. Minha reação frente a comida alterou um pouco. Mas continuava muito ruim!


Quantas vezes em um domingo calmo talvez você também não faça o mesmo? Com menor interação social, programas televisivos ruins e poucas obrigações a emoção que impera é o tédio. A busca pelo prazer é grande! A comida é o prazer muitas vezes mais acessível no momento. Começamos a ficar viciados nas mesmas estratégias de busca de prazer. Comer passa a ser uma fuga para emoções negativas e busca de prazer instantâneo com o sabor dos alimentos.

Porém, o alimento deve ocupar lugar de nutrição (com prazer sim, mas não com o único objetivo de alimentar a alma!). Quando comecei a perceber que minha relação com a comida estava totalmente distorcida comecei a mudar tudo radicalmente.



CONTINUE LENDO PARA

- Saber como evitar a vontade de comer

Maria Cristina Lopes. Psicóloga do emagrecimento. Ajuda pessoas a utilizar suas próprias capacidades para aumentar seu bem estar, se desenvolver, atingir objetivos e ter mais qualidade de vida! ​Alcança mais de 30 mil pessoas nas redes sociais com conteúdos e postagens motivadoras. 

Vontade de comer pode ser falta de prazer na vida

divulgação a dieta da mente e-book

​A vontade de comer começa a aparecer a todo momento que você sente alguma emoção negativa ou que busca alguma coisa positiva e prazerosa. Como disse anteriormente ficamos “viciados” em comer. E por isso buscamos sempre a comida.

Essa é a única estratégia que passamos a conhecer. Parece absurdo isso certo? Mas a verdade é que passamos a evitar aquela busca por prazer que não conseguimos controlar. Afinal, se ligamos para um amigo ele pode não estar disponível; ir ao salão de beleza pode sair caro; ir ao cinema é se adequar aos horários do shopping; ir a festas pode causar frustração em muitos casos quando não corresponde às expectativas.

Por isso, escolhemos a boa, fácil e velha comida.

Mas o que fazer então?


Minha dica para você e que funciona comigo e com meus pacientes (além de ser estudado e demonstrado cientificamente) é buscar novas fontes mais acessíveis de prazer. E como fazer isso? Crie uma lista e escreva tudo o que você gosta de fazer.

Você pode incluir, por exemplo, ouvir música, assistir a uma série, sair para caminhar,  conversar com um amigo, etc.

Mas...

Fazer uma lista não será garantia de nada. Você precisa colocar em prática. Mas se você não sabe exatamente quando precisa usar isso é simples. Vou te contar. Quando seu corpo pede prazer ele automaticamente irá ativar a “vontade de comer”. Afinal, esta é a estratégia que ele sempre usa. Portanto, utilize estas novas estratégias de fonte de prazer sempre que sentir a famosa: vontade de comer!

divulgação a dieta da mente e-book