Maria Cristina Lopes. Psicóloga do emagrecimento. Ajuda pessoas a utilizar suas próprias capacidades para aumentar seu bem estar, se desenvolver, atingir objetivos e ter mais qualidade de vida! Alcança mais de 30 mil pessoas nas redes sociais com conteúdos e postagens motivadoras.
Vontade de comer pode ser falta de prazer na vida
A vontade de comer começa a aparecer a todo momento que você sente alguma emoção negativa ou que busca alguma coisa positiva e prazerosa. Como disse anteriormente ficamos “viciados” em comer. E por isso buscamos sempre a comida.
Essa é a única estratégia que passamos a conhecer. Parece absurdo isso certo? Mas a verdade é que passamos a evitar aquela busca por prazer que não conseguimos controlar. Afinal, se ligamos para um amigo ele pode não estar disponível; ir ao salão de beleza pode sair caro; ir ao cinema é se adequar aos horários do shopping; ir a festas pode causar frustração em muitos casos quando não corresponde às expectativas.
Por isso, escolhemos a boa, fácil e velha comida.
Mas o que fazer então?
Minha dica para você e que funciona comigo e com meus pacientes (além de ser estudado e demonstrado cientificamente) é buscar novas fontes mais acessíveis de prazer. E como fazer isso? Crie uma lista e escreva tudo o que você gosta de fazer.
Você pode incluir, por exemplo, ouvir música, assistir a uma série, sair para caminhar, conversar com um amigo, etc.
Mas...
Fazer uma lista não será garantia de nada. Você precisa colocar em prática. Mas se você não sabe exatamente quando precisa usar isso é simples. Vou te contar. Quando seu corpo pede prazer ele automaticamente irá ativar a “vontade de comer”. Afinal, esta é a estratégia que ele sempre usa. Portanto, utilize estas novas estratégias de fonte de prazer sempre que sentir a famosa: vontade de comer!