Soraia Mota. Psicóloga e bailarina. CRP3/14337 
@soraiamotaa | +55 77 991015769 | soraiamota1@gmail.com
www.soraiamotaa.blogpost.com.br  

A dança e o sonho

Sonhar é viver dentro de condições ideais de vida, é acreditar naquilo que nos tira do chão e trilhar um caminho repleto de imaginações incríveis e conquistas triunfantes. É sair do chão e não querer descer evitando que alguém nos corte as asas. É seguir acreditando em um mundo repleto de inefáveis surpresas apesar de descontínuos degraus que encontramos no caminho.

Dançar é perder a si mesmo e abrir portas para infinitas possibilidades, é transformar a vida para algo que nos move. Dançar provoca sensação de prazer, percepção sobre si, sobre o corpo, o mundo e as relações com as pessoas. Valorizar a dança é valorizar o sopro de vida que existe dentro de cada um, é uma forma de recriar o mundo à nossa maneira.

Estar em cima do palco, os figurinos, as luzes e o encantamento da música parece nos transportar para dentro dos nossos próprios sonhos. Quem dança sonha e isso nos move, mas enquanto sonhar for a única maneira de nos conectarmos com o que queremos, viveremos paralisados esperando que, como uma mágica, tudo chegue pronto em nossas mãos.

Para transformar um sonho bonito em realidade, precisamos parar de divagar e focar em objetivos concretos baseados em planos e postura de conquista, passo a passo, um dia após o outro. Os nossos sonhos não chegam até nós prontos, viver esperando por isso é uma grande falácia, é necessário percorrermos um caminho envolto de sacrifícios, escolhas difíceis, restrições e barreiras, a realidade nos prova que viver é também saber lidar com os erros, tombos e frustrações. 

Dançar não pode ser uma mera idealização, mesmo que ela esteja carregada de encanto, magia e beleza, para atuar no mundo com originalidade é preciso se frustrar. Pés no chão para enxergarmos a luta diária que a realidade nos obriga, mas asas muito grandes para sonharmos deste mesmo tamanho. Sabemos como ninguém que uma vida não basta ser apenas vivida, ela precisa ser sonhada, mas que tenhamos força e coragem para transformar cada pedaço de sonho em passos firmes e direcionados.