Maria Cristina Lopes Quando a mente está leve a dança flui Psicologia da dança

​​COMO FUNCIONA O CURSO?

Curso de Educação Profissional regulamentado pelo MEC com certificado ao final de 90 horas (entre aulas, apostilas, materiais de apoio e estudos). O curso é ministrado em plataforma online com usuário e senha. As aulas podem ser conferidas no melhor horário para o aluno. Cada módulo terá 3 aulas, apostila e artigos científicos. Após conferir todos os conteúdos, fazer o estágio de observação e elaborar o trabalho de conclusão de curso o aluno recebe seu certificado. Os conteúdos ficam disponíveis por um ano.

Duração: 8 meses (6 meses de aulas + 1 mês de estágio de observação feito na cidade do aluno em instituições parceiras + 1 mês de preparação do trabalho de conclusão de curso).  


Como funciona o estágio?

O aluno será encaminhado por nós para uma instituição de ensino onde deverá observar práticas de dança (como aulas ou ensaios) e produzir um relatório em um dos temas abordados no curso. Este processo é orientado de maneira personalizada em cada passo do caminho. O estágio é uma maneira de treinar o olhar do aluno para a sua futura prática profissional.


​Confira momentos documentados de alguns estágios feitos na Companhia Urbana de Dança e na São Paulo Companhia de Dança:

CADASTRE-SE NA LISTA DE INTERESSE

VOCÊ GOSTARIA DE ALGUNS DESTES BENEFÍCIOS, CONTEÚDOS E MATERIAIS?

O QUE NOSSOS ALUNOS FALAM SOBRE O CURSO? 


Raíla Franciele - "Eu adorei o curso, tive vários insights. Meu maior desafio agora é passar minha metodologia de trabalho para minha equipe."  "Só para registrar... Esse módulo é fantástico! Brilhou uma luzinha aqui no meu coração... aquela sensação de "é isso que eu quero fazer"".


Thamires Gracio - "Adorei a experiência do curso, obrigada por proporcioná-la!".


Mel Valério - "Aula maravilhosaaa! Agora hei de aplicar com mais propriedade esses conceitos no meu trabalho com dança!!!".


Clarissa Rodrigues - "Estou encantada!!! acabei de assistir às aulas, foram tão ricas pra mim, mas tão ricas!! só tenho a te agradecer!! muito feliz em fazer parte disso!! A partir do que vi já caminhei uns bons passos, consegui desenhar melhor que tipos de serviços que posso ja oferecer e aqueles em que poderei me focar em aprender".


Ingrid Manhaes - "Oi, Maria Cristina, vim aqui só pra dizer que já amei a primeira aula. Estou impressionada como esse curso caiu como uma luva para mim. Vai me ajudar MUITO na monografia. Seu nome, certamente, estará nas minhas referencias, rs. Ansiosa para as outras aulas."


Giovanna Xavier - "Simplesmente amei a apostila de Psicologia escolar! Obrigada pelo conteúdo excelente que nos disponibiliza! Estou amando o curso! Neste sábado, iniciarei minha turma de dança do ventre, e estou bastante feliz e segura em aplicar o conhecimento que venho adquirindo no curso, em sala de aula! Além de poder unir minhas duas paixões, a dança e a psicologia! Muito grata pela oportunidade de aprender com você, Maria Cristina! Que esse conhecimento tão valioso e importante seja difundido entre as escolas, professores e psicólogos pelo Brasil!"


Priscila Nayara - "Muito boa esta aula. Super clara e dinâmica" - em aula Psicologia da aprendizagem.


Evelize Vasconcelos - "O curso esta bastante interessante. O conteúdo é denso mas tbm é de fácil leitura. Parabéns!!"

O QUE VOCÊ VAI APRENDER COM O CURSO?

O Curso Psicologia da Dança conta com 12 módulos, cada um com 3 aulas, apostila e materiais extras. Confira os temas: História da psicologia da dança/ Saúde e Psicopatologia/ Aprendizagem/ Desenvolvimento humano/  Psicologia Escolar / Inteligências múltiplas e Neuropsicologia/ Psicologia do rendimento para bailarinos/ Ética e Metodologia/ Avaliação em psicologia da dança/ Subjetividade e carreira/ Grupos e dança/ Cognição e dança.

Mesmo que você não seja um especialista em psicologia você vai aprender...
- De que maneira a dança pode ser terapêutica, auxiliar seus alunos e até mesmo montar grupos terapêuticos de dança.
​- A lidar com diversos problemas de comportamentos dos alunos de dança.
- Dezenas de estratégias de ensino e a saber lidar com as maiores dificuldades de aprendizagem.
- A identificar problemas de ordem emocional e psicológica com dançarinos e alunos, a lidar e encaminhar esta questão da melhor maneira.
​- A identificar os talentos ocultos de cada aluno (independente da sua dificuldade com a dança) e a trabalhá-los de maneira personalizada.
- Como o desenvolvimento humano é fundamental no ensino/ aprendizagem e a adequar o ensino à etapa de desenvolvimento do aluno.
- A motivar cada um de seus alunos acabando com o mito de que a dança é apenas para aqueles que amam e têm talentos excepcionais.

Você também aprende a evitar... 
- Erros na avaliação dos talentos dos seus alunos.
​- Equívocos nas estratégias de ensino.
​- O tratamento inadequado de pais de alunos. 
- Utilizar estratégias psicológicas que não são adequadas para o contexto da dança. 

​​Quem estuda psicologia da dança... 
- Tem a possibilidade de aprender estratégias científicas para a sua prática profissional.
​- Ter uma carreira mais adequada com seus valores pessoais e profissionais.​


No entanto...

Este curso vai além dos aprendizados práticos. Afinal, acreditamos que não há nada mais poderoso e prático do que boas ideias e reflexões. Por isso, as aulas também se fundamentam em reflexões e há o contato individual entre aluno e professora com reuniões individuais online por vídeo chamada.

Curso Online ​​|​ ​Psicologia da dança

Melhore sua prática profissional e encontre uma nova jornada realizadora para a sua carreira com estratégias práticas e científicas da psicologia da dança.


Curso completo de Educação Profissional regulamentado pelo MEC  para  profissionais que trabalham com a dança. Curso online com certificado ao final (90 horas). Duração do curso: 8 meses. Acesso ilimitado por 1 ano. ​​​


Próxima turma: sem previsão

O QUE É A PSICOLOGIA DA DANÇA?

Com o surgimento da dança técnica na sociedade decorrem algumas questões, como, por exemplo, o interesse em melhorar o desempenho de dançarinos e compreender os efeitos da dança nas pessoas que praticam. A psicologia da dança nasce como área de estudo para responder a estas e outras questões.

Psicologia da dança é um termo de origem inglesa, especificamente dos termos dance psychology (Lovatt, 2013) e psychology of dance (Taylor & Taylor, 1995). A psicologia da dança é a área científica e de atuação da psicologia no contexto da dança. Esta área não é puramente a psicologia aplicada à dança, afinal, há conhecimentos da psicologia que devem ser revistos e estudados para compreender sua aplicação e os dados específicos em um novo contexto.


Reconhecimento internacional

Algumas das mais conceituadas companhias, instituições e escolas do mundo contam com o trabalho da psicologia da dança, como: Royal Ballet School, New York City Ballet, Atlanta Ballet, The Royal Ballet, Birmingham Royal Ballet, The Australian Ballet, The School of American Ballet, Miami City Ballet, The National Ballet of Canada, The Australian Ballet School, Ballet West, Elmhurst Ballet School, Central School of Ballet, Pacific Northwest Ballet School, etc.

QUEM ESTÁ POR TRÁS?

Maria Cristina Lopes. Psicóloga pela PUC-Rio. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Com atualizações nas áreas de: orientação profissional (UERJ), terapia cognitivo comportamental e neurociências (UFRJ), psicologia escolar (CAPE), terapia cognitivo comportamental para crianças e adolescentes (SCMRJ), psicologia do esporte (CEPPE) e psicologia organizacional (Adriana Assad). Trabalha com psicologia da dança há sete anos nos contextos escolar e clínico, além de orientar professores de dança e elaborar de artigos para revista internacional de dança Dança Brasil. Palestrante e escritora. Acredita que a dança e a psicologia devem andar juntas para que possamos formar melhores bailarinos.​


- Já pesquisou sobre o cérebro de bailarinos em diversas companhias renomadas.

- Criadora do 1º curso de psicologia da dança do Brasil. 

- Escreveu dois livros físicos sobre psicologia da dança. 

- Trabalhou com diversas escolas de dança do Rio de Janeiro.


"Acredito que para modificar a dança, a reflexão sobre a prática é fundamental"

RECEBA MATERIAIS DO CURSO EM CASA NO INÍCIO DOS ESTUDOS

Você recebe em casa os materiais do curso, incluindo o livro "Curso Psicologia da Dança" que contém as apostilas do curso. Além deste livro, você também recebe muitos outros materiais! Confira algumas caixas que nossos alunos receberam e  compartilharam nas redes sociais:

PARA QUEM É O CURSO?
O curso é para todos os profissionais que trabalham com a dança, desde professores, pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, bailarinos, etc. Se você também acredita que a psicologia pode impactar de maneira muito positiva a dança este curso é para você!​ 


Este curso é para aqueles que...​
- Aprenderam todas as técnicas e métodos disponíveis, mas ainda encontram barreiras e inúmeras dificuldades no ensino de dança.
- Gostariam de trabalhar com suas duas paixões (psicologia e dança).
- Acreditam que a dança vai além da técnica e inclui aspectos psicológicos, comportamentais e emocionais. 
- Percebem que a dança auxilia diversas pessoas e querem entender melhor o potencial da dança como terapia.​​

- Precisam de métodos científicos e que realmente funcionem para lidar com problemas de comportamento e relacionamento