Não é a situação em si que determina como o sujeito vai agir ou se sentir, mas antes, a forma como interpreta a situação, ou seja, a forma como pensa sobre ela. O modo como pessoas se sentem está relacionado ao modo como elas interpretam uma situação. Esta questão é evidente na coxia quando bailarinos vão apresentar-se no palco: alguns estão ansiosos mas conseguem administrar bem as emoções e ter uma boa performance e outros sentem forte descontrole frente à situação e tem uma performance ruim no palco.  (p.24).


​MARIA CRISTINA LOPES | Escritora
PSICÓLOGA CRP5/47829


Escrito por Maria Cristina Lopes, psicóloga e mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Trabalha com a psicologia da dança desde 2013. Criadora do 1º Curso de Psicologia da Dança do Brasil. 

Para quem pratica a dança desde muito cedo a autoestima é construída em torno da própria experiência com a dança. As percepções, desempenho e amizades no contexto da dança moldam os pensamentos sobre si mesmo. Portanto, a autoestima é o resultado dos pensamentos e sentimentos em relação a si mesmo.  (p.39).

Dê uma espiada no conteúdo!

Caso o bailarino tenha pensamentos disfuncionais ele não conseguirá administrar a ansiedade e, consequentemente, não terá um desempenho ideal. Apesar dos ensaios serem extremamente importantes para uma boa apresentação os pensamentos e as emoções se colocam no caminho e o bailarino, de um jeito ou de outro, precisará lidar com eles. (p.53).

O corpo coexiste com a mente e, portanto, influenciam um ao outro. A psicologia cognitiva é uma abordagem da psicologia que evidencia a importância dos pensamentos (cognições) para o comportamento e emoções. Estes pensamentos tem implicações para a vida do bailarino, seu desenvolvimento e performance. (p.23).

Maria Cristina Lopes Quando a mente está leve a dança flui Psicologia da dança

Livro Digital Como Dançar Melhor: insights da psicologia da dança

​​

Editora Garcia. Conteúdo em capítulos: Cuidar da mente para dançar melhor / A mente no comando / Autoestima é tudo! / Ansiedade e motivação na dança. (60 páginas).


R$19,99   


Você receberá o material por e-mail em PDF.

Livro Digital / E-book

Como Dançar Melhor: insights da psicologia da dança

Um livro digital para bailarinos, alunos e professores de dança. O livro busca estimular o autoconhecimento através de educação sobre a mente e propiciar um treino mental através de exercícios práticos em todos os capítulos. A ideia que orientou a produção deste livro foi: "quando a mente está leve a dança flui". Ou seja, acreditamos que cuidar da mente também é cuidar da dança! 

Editora Garcia. Conteúdo em capítulos: Cuidar da mente para dançar melhor / A mente no comando / Autoestima é tudo! / Ansiedade e motivação na dança. (60 páginas).

R$19,99   Você receberá o material por e-mail em PDF.