Cuide da dança de dentro para fora
Com o Projeto Palco sem Estresse buscamos trazer saúde emocional para bailarinos. Mas, além disso, também sabemos que trabalhando os aspectos emocionais é possível melhorar o desempenho no palco para que a ansiedade não interfira na sua performance e você consiga entregar o melhor de si no palco. O lema é: menos ansiedade, mais desempenho!
Cuidar da mente também é cuidar da dança
Participe do Projeto Palco sem Estresse
O Projeto Palco sem Estresse é um protocolo de treino mental para bailarinos desenvolvido a partir de pesquisas em Psicologia. Com estas estratégias mentais e emocionais buscamos trazer mais leveza para a relação do bailarino com o palco.
São 8 encontros online por vídeochamada nos quais são trabalhados regulação emocional, relaxamento e treino cognitivo (foco nos pensamentos).
Valor: R$680 (protocolo completo) // agenda fechada
Qual é o formato do Projeto Palco sem Estresse?
São 8 encontros individuais comigo (e mais um após a apresentação) por vídeochamada pelo google meet. Os encontros duram de 25 a 40 minutos. Fazemos uma avaliação antes e depois para acompanharmos o seu progresso.
Quais questões são trabalhadas no Projeto Palco sem Estresse?
Temos um protocolo focado em regulação das emoções, psicoeducação, treino cognitivo (reestruturação cognitiva) e relaxamento. Isso significa que focamos em vários aspectos do estresse e da ansiedade relacionada ao palco: as sensações (como desregulação da respiração, taquicardia, etc.), as emoções e os pensamentos relacionados ao próprio desempenho e ao palco.
Qual é a duração do Projeto Palco sem Estresse?
O nosso protocolo trabalha com 2 encontros semanais, com duração total de 4 a 6 semanas, dependendo da disponibilidade do bailarino e da data de apresentação.
Para quem é o Projeto Palco sem Estresse?
Este projeto é para bailarinos a partir de 12 anos que terão apresentações nos próximos meses e buscam uma relação mais leve com o palco.
Para quem não é este Projeto Palco sem Estresse?
Este projeto não é para pessoas que têm algum diagnóstico de humor ou de ansiedade ou para pessoas que têm um histórico de episódios de pânico relacionados ao palco (para quem um processo mais específico e longo será necessário). Também não é para pessoas que estão em processo psicoterapêutico ou para bailarinos com menos de 12 anos.
QUEM ESTÁ POR TRÁS?
Oi! Meu nome é Maria Cristina Lopes, sou psicóloga clínica e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Trabalho com bailarinos desde 2013 e busco trazer saúde mental e emocional para todos na dança. Acredito que quando a mente esté leve a dança flui.
Também sou professora no curso de pós-graduação “Dança e Corporeidade” do Centro de Estudos Desportivos e Artísticos do Brasil do Centro Universitário Ítalo Brasileiro (CEDAB/Uni Ítalo) e professora no curso de pós-graduação “Ensino do Ballet Clássico” na Faculdade IDE.
O projeto palco sem estresse é para bailarinos que buscam uma relação mais leve com o palco
Este projeto surge a partir de várias reflexões sobre a nossa relação com o palco. Muitos excelentes bailarinos têm um desempenho ruim no palco devido à ansiedade, outros têm um desempenho preservado, mas não conseguem aproveitar a experiência no palco e sentem uma ansiedade intensa nas semanas que antecedem a apresentação. Em casos mais extremos alguns bailarinos desistem da dança devido à relação problemática com o palco.
Eu percebia que a psicologia poderia ajudar o bailarino a lidar melhor com essas questões, mas o único formato para trabalhar isso era a psicoterapia, um processo mais longo e menos focado do que a maioria dos bailarinos precisariam para se prepararem mentalmente e emocionalmente para uma apresentação.
A partir de todas estas inquietações surgiu o projeto palco sem estresse em 2018. Buscando trazer alegria, leveza e diminuir a ansiedade e o medo do palco, eu desenvolvi o projeto que contou com 2 participantes para testarmos este protocolo que trabalha a tríade do estresse e da ansiedade (sensações, emoções e pensamentos). As participantes foram avaliadas no início e ao final do projeto com entrevista e questionário de estresse pré-competitivo e os resultados se mostraram muito positivos. Pudemos perceber uma melhora em todos os aspectos trabalhados em um protocolo breve e focado nas apresentações de dança.
O que esperar como resultado do Projeto Palco sem Estresse?
Cada pessoa poderá colher benefícios particulares deste projeto. Não temos um resultado fechado, uma vez que a mente é complexa e cada pessoa carrega uma história de vida e uma relação particular com o palco. No entanto, podemos destacar como resultados obtidos a partir dos participantes do palco sem estresse (avaliados com questionário de estresse pré-competitivo) os seguintes:
✔️Diminuição dos sintomas físicos (taquicardia, sudorese e agitação)
✔️Diminuição do medo de dançar mal
✔️Diminuição do nervosismo
✔️Diminuição do medo de cometer erros
✔️Diminuição da preocupação com as críticas
✔️Menos dúvidas sobre a própria capacidade de dançar
VOCÊ TAMBÉM BUSCA MELHORAR SUA RELAÇÃO COM O PALCO?
A relação com o palco é muito importante, e pode ser tão definitiva a ponto de levar o bailarino até mesmo a desistir da dança. Por isso, cuidar dessa relação é fundamental e representa cuidar da própria dança.
Confira os relatos das participantes do projeto palco sem estresse e de como este protocolo pode ajudar em diversos aspectos.
Vamos cuidar da sua relação com o palco?
A hora para cuidar da sua relação com o palco é agora. Estamos nos aproximando das apresentações de final de ano e a ansiedade também vem aumentando, certo? Por isso, eu te convido a olhar melhor para as suas questões emocionais para chegar mais preparado para o dia da sua apresentação.
Confira detalhes abaixo e participe!
"Participar do palco sem estresse foi gratificante. Comecei a compreender melhor a relação comigo mesma diante do palco e obtive ferramentas que serviram de auxílio para o início de grandes transformações. Tudo o que vivenciei com esse protocolo se tornou norte para me guiar quando tempestades se aproximarem demais.
Se você tem uma grande jornada dançante pela frente, participar do palco sem estresse seria ideal para seguir preparado"
Amanda Gabrielle Duarte - participante do 1º Projeto Palco sem Estresse (2018).
Projeto Palco sem Estresse
O Projeto Palco sem Estresse é um protocolo de treino mental para bailarinos desenvolvido a partir de pesquisas em Psicologia. Com estas estratégias mentais e emocionais buscamos trazer mais leveza para a relação do bailarino com o palco.
São 8 encontros online por vídeochamada nos quais são trabalhados regulação emocional, relaxamento e treino cognitivo (foco nos pensamentos).
Valor: R$680 (protocolo completo) // Agenda fechada
"A gente que é bailarino está tão preocupado com a técnica, está tão preocupado se a pirueta vai sair limpa, se o salto vai sair perfeito que a gente às vezes não aproveita. Fico esperando este momento tão incrível que é estar em cima do palco e às vezes depois que sai dele... tipo... não... não aproveitei. Eu fiquei só preocupada se ia sair e às vezes saiu direitinho, saiu legal, foi legal, mas eu não aproveitei. Foi muito legal para poder pensar e reavaliar essas coisas, posturas e atitudes mesmo, né? Da gente como bailarino em palco e mesmo nas aulas... que é onde a gente se prepara. Eu super indico se você é bailarino e tiver a oportunidade de fazer, faça, porque é muito incrível você ter contato com um profissional que está ali inserido naquele ambiente... e que conhece o mundo dos bailarinos"
Thaynara Cavalcante - participante do 1º Projeto Palco sem Estresse (2018).
Fale comigo
Você pode tirar suas dúvidas e entender se o Projeto Palco sem Estresse é para você. Vai ser um prazer te ajudar!
✔️ Whatsapp: +55 21 990922685 (ou clique no botão direito inferior para entrar em contato pelo whatsapp).
✔️ E-mail: contato@mariacristinalopes.com
✔️Instagram: @psicologiadadanca
mariacristinalopes@gmail.com
+55 21 990922685
Psicologia da dança
"A psicologia pode ajudar o universo da dança promovendo bem-estar, melhora de rendimento e de aprendizagem e muito mais!" Maria Cristina Lopes.
Maria Cristina Lopes © | Todos os direitos reservados
@psicologiadadanca
Siga
Cadastre-se e receba conteúdos