Maria Cristina Lopes Quando a mente está leve a dança flui Psicologia da dança

Os talentos que não dão certo em dança

Muitos alunos que chegam pela primeira vez em uma aula de dança apresentam um talento natural. Todos na sala, alunos e professor, percebem a facilidade enorme de aprender movimentos, controlar e conhecer o próprio corpo. Realmente há muitas pessoas que tem este talento inato.


Naturalmente o professor se afeiçoa ao aluno e procura ser mais rígido em relação a técnica. O aluno também começa a perceber seu próprio talento e quando tem uma paixão pela dança surge o desejo de ser um bailarino profissional.

Mas o que acontece no meio do caminho quando este aluno, que um dia sonhou em se tornar profissional, não dá certo?

Geralmente vemos o aluno como um simples talento. Há uma percepção do próprio corpo e movimento apurados, uma vontade e aprendizado natural. Mas o aluno, apesar de talentoso, não é apenas isso. Há muitos fatores envolvidos na vida de qualquer um. Tentamos separar estes fatores em blocos como se fossem questões separadas. Porém, todos os fatores formam um só indivíduo.

Fatores psicológicos, familiares e emocionais também fazem parte e interferem na vida de todos. Além de questões com o mundo da dança, relacionamento com outros alunos e cobranças diversas.

Compreendendo o ser humano como um só percebemos que um aluno talentoso que não deu certo profissionalmente não é surpresa alguma. Existem tantos fatores envolvidos. Mas esquecemos deles.

Devemos olhar estas outras questões com cuidado. Ser professor não é apenas ensinar a técnica. Mas se preocupar com todas as outras questões que também interferem na dança, na aprendizagem e no talento. Aprender a cuidar de nossos talentos e desenvolvê-los é aprender a cuidar do ser humano.


>> Leia também: Psicologia da Dança: Estratégias de motivação em aulas de dança

Maria Cristina Lopes. Sou formada pela PUC-Rio e mestranda pela Universidade de Coimbra. Trabalho com a dança desde 2013 e desenvolvi o 1º curso de psicologia da dança do Brasil em 2016. Sou defensora da área de psicologia da dança, atendo bailarinos, ofereço consultoria para escolas e companhias e capacito professores e psicólogos nesta área promissora.
Contatos: mariacristinalopes@gmail.com | +55 21 990922685